Psicologia e Psicoterapia
Minha vivência com a terapia vai muito além das sessões. Muito se fala sobre os benefícios da terapia no tratamento de traumas psicológicos e na melhoria da convivência com os outros e consigo mesmo.
No entanto, o caminho até esses resultados é árduo, doloroso e, por vezes, pode até parecer enlouquecedor.
Faço esta introdução para compartilhar como tem sido esse processo para mim e como a profissional Dirleia conduziu meu acompanhamento.
Houve um momento em que cheguei a acreditar que perderia a sanidade em razão do autoconhecimento, por ter acessado partes tão obscuras de mim mesmo que, até então, eu escondia, inclusive de mim.
Em uma das sessões, Dirleia me disse: “O paciente só vai até onde o terapeuta já acessou em si mesmo.” Essa frase reflete com precisão o profissionalismo dela e o cuidado genuíno com o nosso bem-estar.
Quando atingi esse nível de profundidade, ela se colocou inteiramente à disposição, dizendo, como costuma repetir: “Seu psicológico é minha responsabilidade.” Estou em acompanhamento com a Dirleia há seis anos, embora já tenha passado por outros profissionais anteriormente, os quais, infelizmente, não contribuíram significativamente para o meu desenvolvimento.
Posso afirmar, com segurança, que estou trilhando o caminho para me tornar a minha melhor versão e tenho a certeza de que a Dirleia caminha de mãos dadas comigo nesse processo.
Fazer terapia foi uma das decisões mais importantes da minha vida!
No começo, eu achava que precisava dar conta de tudo sozinha — ser forte o tempo todo, estar bem por fora, mesmo quando por dentro tudo estava uma bagunça. Mas a verdade é que ninguém precisa enfrentar tudo calado e sozinho!
A terapia me ensinou a olhar para mim com mais gentileza, a entender minhas emoções sem culpa, e a respeitar meus próprios limites. Não é sobre estar ‘quebrada’ e tentar consertar, é sobre se conhecer, se ouvir e se permitir crescer.
Hoje me sinto mais leve, mais conectada comigo mesma e com quem eu amo. Aprendi que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo e que eu mereço esse cuidado.
Se você está pensando em começar, vai com coragem! Não é fraqueza. É um ato de amor próprio! E quero agradecer a minha querida e amada psicologa. Obrigada por me escutar com o coração, por enxergar além das palavras e por me acolher nos meus silêncios. Em cada conversa, você me ajudou a me reconectar comigo mesma, com mais leveza, coragem e verdade.
Seu trabalho vai além da profissão, é cuidado, é conforto, é humanidade. E é por isso que você mora num lugar muito especial dentro de mim.
Com toda a minha gratidão, escrevo estas palavras que ainda são pequenas diante do tamanho da sua importância na minha vida!
Um beijo, Michele
Eu comecei minha terapia com a Dirleia no começo em 2022 e no começo eu nem percebia as mudanças, agora que já faz um tempo vejo como ela me ajudou e me ajuda a ser eu mesma.
Cada semana que se passa é mais um pouco de autoconhecimento e autoconfiança.
A Dirleia como profissional é maravilhosa! É minha luz no fim do túnel!
Ela nunca de deixa de ser profissional em seus comentários, mas cada sessão que se passa nós nos conectamos ainda mais.
Eu falou que sou discípula dela, pois além de fazer terapia gostaria que todos ao meu redor fizessem terapia também, mas com ela, pois a forma que ela aborda e toda evolução que temos é nítida e gratificante.
Conheci a terapia em um momento de busca pela aprovação no Exame da Ordem, sem imaginar que aquele passo seria o início de uma profunda jornada de transformação .
Conquistei a aprovação, mas a maior vitória foi interior.
Com a condução da Dirleia e a abordagem transpessoal, despertei minha consciência, mergulhei no autoconhecimento e me reconectei com minha verdadeira essência.
A terapia se tornou uma chave, abrindo portas para mudanças que se refletiram em todas as áreas da minha vida.
Hoje, sigo nesse caminho de cura com mais inteireza, leveza e força.
Por isso, recomendo com convicção: reconhecer a importância da terapia e contar com profissionais sérios e sensíveis é um dos maiores investimentos que podemos nos dar. Sem dúvidas, é um caminho real para o sucesso e, acima de tudo, para a transformação genuína.